Conheça 7 passos indispensáveis para projetar um site institucional

Por Gustavo Ferreira em 9 de Janeiro de 2017
Passos para projetar um site institucional

O uso de internet atingiu 58% da população brasileira, de acordo com pesquisa TIC Domicílios e divulgada pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (CGI.br), pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

É certo que ter uma presença sólida pode trazer resultados excelentes para sua empresa. Diferente de anos atrás, não basta mais apenas ter uma “página eletrônica” simples, com seus telefones de contato, é preciso investir em um projeto bem planejado e executado.

Selecionamos alguns pontos importantes para projetar um site institucional que fará sua empresa gerar negócios através da internet.

1. Defina os objetivos

O primeiro passo é ter a clareza do objetivo do seu site. Você tem uma loja física e quer aumentar o fluxo de possíveis compradores? Você tem uma indústria e quer receber contatos de novas oportunidades de negócios?

Como gestor, entenda o seu negócio e suas metas e pense em como o seu site poderá ajudar a atingir tais metas.

2. Conheça as personas

Definir e compreender perfil do seu comprador ideal é essencial para o sucesso da sua estratégia. Nós falamos neste post o quanto é importante conhecer a fundo o perfil do seu comprador ideal, a sua Buyer Persona.

É com base nas suas personas que todo o projeto será planejado. O formato e disposição das informações de um site são influenciados de acordo com o público que chegará a esse site, portanto, dedique um bom tempo para desenhar o perfil do seu cliente ideal.

3. Busque referências

Como a concorrência se posiciona no mercado? É muito importante tentar identificar os principais pontos abordados pelos concorrentes, conhecer quais estratégias estão usando. Isso permite desenhar um projeto que posiciona sua empresa à frente.

Encontrar referências também é interessante para validar que o modelo pensado para o projeto está dentro do que o seu mercado conhece.

4. Prepare o conteúdo

Conhecendo suas personas e o posicionamento de seus concorrentes, é preciso começar a produção do conteúdo para seu site institucional. Conte a história da sua empresa, os serviços e produtos oferecidos e quais problemas eles podem solucionar.

Lembre-se sempre de destacar na solução das dores de suas personas. Sua empresa vende uma solução a um problema, trabalhe bem o conteúdo em cima disso.

5. Pense na experiência

Um bom projeto de site institucional deve estar centrado no conteúdo e na experiência do usuário. É importante planejar todo o fluxo de navegação, as páginas e ligações para que o processo de compra aconteça naturalmente.

Um bom exemplo é desenhar um layout focado em conversão, onde o visual e conteúdo (textos, imagens, vídeos) é cuidadosamente pensado para convencer o usuário a entrar em contato com sua empresa, transformando-o em uma oportunidade de negócio.

6. Escolha uma plataforma

Existem muitas plataformas disponíveis no mercado, cada uma com suas particularidades. A escolha depende muito de diversos fatores como o objetivo e orçamento.

Nós indicamos o WordPress como a melhor solução por ser uma plataforma open source que possibilita adaptação para qualquer tipo e tamanho de projeto. Um site institucional bem projetado pode ser desenvolvido com base em WordPress.

7. Seja encontrado

Todo o projeto não acaba quando o seu site institucional vai ao ar. É a partir daí que começa todo um novo trabalho para atração de tráfego que se converterá em oportunidades de novos negócios para sua empresa.

Mostramos neste post como definir uma estratégia de marketing online efetiva para sua empresa. E em um outro post como é possível atrair mais pessoas para o seu site. Nesse momento, é importante ter a assessoria de um profissional com experiência para gerenciar seu investimento.

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