Utilizando hashtags para melhorar a encontrabilidade

Por Nelson Sadala em 23 de Janeiro de 2017
Desmistificando a utilização de hashtags

Com a disseminação das redes sociais algumas ferramentas foram introduzidas no dia a dia de quem trabalha com conteúdo digital para facilitar a organização e distribuição de informações na internet, e a utilização da hashtag é uma dessas ferramentas utilizadas no marketing digital.

Mas afinal o que é uma hashtag?

De uma forma simples uma hashtag nada mais é do que um sistema de marcação de palavras chave que estão associadas ao conteúdo que você está divulgando. Quando adicionamos uma hashtag ao conteúdo criamos um hiperlink associativo que direciona as pesquisas que estejam relacionadas à palavra chave indicada na hashtag, dando uma maior visibilidade ao conteúdo por qualquer pessoa que tenha interesse no assunto, mesmo que ela não esteja em sua rede, expandido dessa forma o alcance desse conteúdo.

Criando um hashtag

Toda hashtag se inicia com o símbolo # (hash em inglês, que em português é conhecido como cerquilha ou jogo da velha) seguido da palavra chave (tag). A princípio pode parecer simples, mas algumas orientações básicas devem ser seguidas na utilização dessa ferramenta.

  • Ao criar uma expressão com mais de uma palavra não utilize espaços. Por exemplo, se precisa utilizar a expressão feliz ano novo use a hashtag #FelizAnoNovo. Apenas tome cuidado para não utilizar uma expressão muito grande como #FelizAnoNovoParaVocêESuaFamília pois isso restringe a pesquisa diminuindo a quantidade de acesso.
  • O fato de usar letras maiúsculas em uma expressão não interfere no resultado da busca pois as redes sociais não fazem diferenciação nos seus mecanismos de buscas, portanto para uma melhor compreensão do leitor quando for utilizar mais de uma palavra em uma hashtag procure capitular cada palavra da expressão.
  • Confira a ortografia, um erro simples pode estragar a disseminação do conteúdo, além de queimar o filme de sua empresa.
  • Cuidado ao criar uma hashtag própria, verifique se a expressão já está sendo utilizada e em caso afirmativo entenda em que contexto ela está sendo usada.
  • Ao utilizar uma hashtag que está bombando tenha certeza que ela tem haver com o conteúdo publicado, não utilize a expressão apenas alavancar o seu conteúdo pois a recepção pode ser ruim e o resultado pode ser negativo.

E onde podemos utilizar uma hashtag?

A ideia inicial de hashtags foi criada pelo Twitter mas atualmente praticamente todas as principais redes sociais utilizam, podemos citar o Facebook, Instagram e Google+. Para entendermos um pouco melhor vamos conhecer um pouco mais dos números de cada uma dessas redes sociais.

Twitter

  • Postagens com hashtags tem o dobro de engajamento do que sem.
  • 40% das postagens com hashtag ganham retweet enquanto que apenas 25% ganham quando não possuem hashtag.
  • No número de ideal de hashtags em uma postagem é de no máximo 2 sendo que 55% mais chances de retweet quando são utilizadas apenas 1 hashtag e 22% a mais de engajamento com 2 hashtags.

Instagram

  • 0 Hashtags — 18% interação para cada 1000 seguidores
  • 1 Hashtag — 29% interação para cada 1000 seguidores
  • 2 Hashtags — 41% interação para cada 1000 seguidores
  • 3 Hashtags — 39% interação para cada 1000 seguidores
  • 4 Hashtags — 31% interação para cada 1000 seguidores
  • 5 Hashtags — 43% interação para cada 1000 seguidores
  • 6 Hashtags — 33% interação para cada 1000 seguidores
  • 7 Hashtags — 30% interação para cada 1000 seguidores
  • 8 Hashtags — 39.5% interação para cada 1000 seguidores
  • 9 Hashtags — 49.5% interação para cada 1000 seguidores
  • 10 Hashtags — 22% interação para cada 1000 seguidores
  • 11 Hashtags — 79.5% interação para cada 1000 seguidores

Facebook

  • 1-2 Hashtags — 593 média de interações por publicação
  • 3-5 Hashtags — 416 média de interações por publicação
  • 6-10 Hashtags — 307 média de interações por publicação
  • 10+ Hashtags — 188 média de interações por publicação

Ao vermos esses números podemos entender a importância da utilização de hashtags para a disseminação de conteúdo.

Outras vantagens na utilização de hashtags

Além de impulsionar suas publicações a utilização de hashtags pode trazer outros benefícios sobre sua marca:

  1. Disseminação e promoção de um evento ou produto;
  2. Se utilizado da maneira correta aproveitar um contexto específico que esteja bombando na internet;
  3. Entender a comunidade que está engajado com o seu produto;
  4. Reforçar sua marca;
  5. Utilização em ações fora da rede.

Deixe seu comentário